Categoria: Projeto de Lei Ordinária

Data: 29/04/2024

Turno(s) Votação: 3º Truno

Tema: Denominações

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE RODOVIA JOEL VIEIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY,

Excelentíssimos Senhores Vereadores,

No tocante ao nome proposto para a Rodovia, trata-se de justa homenagem prestada ao Sr. Joel, falecido no dia 6 de outubro 2023, aos 87 anos de idade.

Joel Vieira, nascido em 04 de agosto de 1936, era uma figura emblemática na comunidade rural de Presidente Kennedy, especificamente na região de Monte Belo e Mineirinho. Nascido em Independência, Atílio Vivacqua, veio para Presidente Kennedy ainda criança com seus pais. Joel Vieira dedicou sua vida ao trabalho árduo na terra e à sua família. Desde jovem, ele aprendeu com seu pai, Manoel Vieira de Lima, o Seu Vieira, os segredos da agricultura e os valores que regiam sua vida. Aos 18 anos se mudou para a Cidade do Rio de Janeiro para servir no Regimento da Cavalaria do Exército Brasileiro. Um ano depois estava de volta a Presidente Kennedy de onde não mais saiu.

Casado com Waldira Henriques Couto Vieira, Joel Vieira construiu uma família sólida e amorosa, sendo pai de seis filhos. Seu lar era um refúgio de união e fé, onde os princípios de Jesus eram ensinados e vividos no dia a dia. Como Presbítero da Igreja Presbiteriana de Presidente Kennedy, Joel Vieira desempenhou um papel fundamental na comunidade religiosa, seguindo os passos de seu pai, que havia sido um dos fundadores da igreja local.

Além de seu compromisso com a fé e a família, Joel Vieira era amplamente reconhecido por sua habilidade como agricultor. Ele tinha um profundo conhecimento da terra, sabendo quando plantar, colher e cuidar dos animais que faziam parte de sua propriedade.

Sua generosidade e bondade também eram características marcantes. Joel Vieira sempre estava pronto para ajudar seus vizinhos em tempos difíceis, compartilhando seus conhecimentos e recursos para o bem comum da comunidade. Sua presença era reconfortante e inspiradora, e ele era considerado um pilar da vida rural em Presidente Kennedy.

Em 6 de outubro de 2023, Presidente Kennedy sofreu uma grande perda com o falecimento de Joel Vieira aos seus 87 anos. Sua partida deixou um vazio no coração de todos que o conheceram, mas seu legado de trabalho árduo, fé inabalável e generosidade perdurará nas memórias daqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua jornada. A vida de Joel Vieira foi um testemunho de integridade e dedicação, e seu exemplo continuará a inspirar gerações futuras de Presidente Kennedy.

Desta forma, apresentamos a presente proposição, certos de que os Nobres Vereadores reconhecerão a importância da medida ora proposta.